Saiba como se preparar para a primeira fase da ONC

Quer estudar e se preparar para a prova da Olimpíada Nacional de Ciências e não sabe por onde começar? Temos dicas muito importantes para você!

O PROGRAMA

O programa da ONC está disponível em : https://onciencias.org/programa.

PLANEJAMENTO & CRONOGRAMA

Em primeiro lugar estude os temas que mais caem nas provas. Essa é uma dica importante: veja o programa com todas os temas que podem cair na prova, faça um planejamento com cronograma dos estudos e estude os temas propostos no conteúdo programático.

Programe picos de estudo com intervalos para lanches, alongamento e descansos. Por exemplo: reserve 45 minutos para Física, faça um intervalo de 15 minutos e volte a estudar Biologia por mais 45 minutos. Você pode construir uma planilha e atualizá-la toda semana, de acordo com as aulas que tiver.

Estudo diário é fundamental. Por mais que a sua agenda seja cheia, é preciso reservar um horário para se dedicar inteiramente ao estudo, nem que seja para revisar conteúdos ou fazer algum trabalho da escola.

Talvez o mais difícil seja driblar o cansaço e a vontade de fazer atividades de lazer. Por isso, o controle do tempo é fundamental. Também não se sufoque com estudos. Descansar a mente ajuda a renovar as energias para absorver melhor tudo que necessita.

EXERCÍCIOS

Outra dica: faça bastante exercício. O máximo quanto você puder. Para ajudar você, nós desenvolvemos um aplicativo com questões das provas anteriores. Treinar com os exercícios é muito importante! O aplicativo da ONC pode ser acessado por celular, tablet ou qualquer dispositivo móvel. No aplicativo, o aluno pode estudar, treinar para as provas da ONC e simular ranking com seus amigos da escola que também participarão da Olimpíada.

APLICATIVO ONC QUESTÕES

O aplicativo está disponível no App Store e Google Play com as questões e provas de todos os anos anteriores. Dessa maneira, o estudante poderá treinar conteúdos, verificar quais assuntos precisa estudar e analisar seu desempenho para as próximas fases da Olimpíada. Muito bom, não é mesmo? A nossa ideia é prepará-lo bastante para que você consiga fazer a prova com agilidade e eficiência.