Como estudar para a ONC
Saiba como se preparar para a primeira fase da ONC
Quer estudar e se preparar para a prova da Olimpíada Nacional de Ciências e não sabe por onde começar? Temos dicas muito importantes para você!
1º
O PROGRAMA
2º
PLANEJAMENTO & CRONOGRAMA
Em primeiro lugar estude os temas que mais caem nas provas. Essa é uma dica importante: veja o programa com todas os temas que podem cair na prova, faça um planejamento com cronograma dos estudos e estude os temas propostos no conteúdo programático.
Programe picos de estudo com intervalos para lanches, alongamento e descansos. Por exemplo: reserve 45 minutos para Física, faça um intervalo de 15 minutos e volte a estudar Biologia por mais 45 minutos. Você pode construir uma planilha e atualizá-la toda semana, de acordo com as aulas que tiver.
Estudo diário é fundamental. Por mais que a sua agenda seja cheia, é preciso reservar um horário para se dedicar inteiramente ao estudo, nem que seja para revisar conteúdos ou fazer algum trabalho da escola.
Talvez o mais difícil seja driblar o cansaço e a vontade de fazer atividades de lazer. Por isso, o controle do tempo é fundamental. Também não se sufoque com estudos. Descansar a mente ajuda a renovar as energias para absorver melhor tudo que necessita.
3º
EXERCÍCIOS
Outra dica: faça bastante exercício. O máximo quanto você puder. Para ajudar você, nós desenvolvemos um aplicativo com questões das provas anteriores. Treinar com os exercícios é muito importante! O aplicativo da ONC pode ser acessado por celular, tablet ou qualquer dispositivo móvel. No aplicativo, o aluno pode estudar, treinar para as provas da ONC e simular ranking com seus amigos da escola que também participarão da Olimpíada.
4º
APLICATIVO ONC QUESTÕES
O aplicativo está disponível no App Store e Google Play com as questões e provas de todos os anos anteriores. Dessa maneira, o estudante poderá treinar conteúdos, verificar quais assuntos precisa estudar e analisar seu desempenho para as próximas fases da Olimpíada. Muito bom, não é mesmo? A nossa ideia é prepará-lo bastante para que você consiga fazer a prova com agilidade e eficiência.
- I – Chuveiro elétrico - O frio do inverno dificulta, mas é possível tomar banhos rápidos de até cinco minutos. Utilizar o chuveiro em temperatura morna e mesmo verificar a potência de seu chuveiro podem causar economias significativas;
- II – Geladeira - Abrir a porta da geladeira para pensar o que pode ser cozinhado gasta energia. Tente abri-la apenas pelo tempo necessário. Além disso, vale regular temperatura interna, evitar colocar alimentos quentes dentro da geladeira, não forrar prateleiras, verificar borrachas de vedação e deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira;
- III – Equipamentos elétricos: Ao comprar um novo produto eletrônico, opte pelo selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Além disso, retire da tomada tudo o que estiver em “stand by”. Nas máquinas de lavar e secar, por exemplo, vale utilizá-las com a capacidade cheia, evitando o uso da função com água aquecida.